top of page

Ansiedade: A barreira contra um futuro.




Ansiedade ou podemos chamar medo do futuro? A ansiedade tem habitado em muitos corações hoje em dia, inclusive de cristãos, e não está limitado a pessoas somente que tem medo de como será o futuro mas de pessoas que acreditam que poderiam estar vivendo coisas maravilhosas mas vivem uma vida medíocre, e não entenda medíocre como algo pejorativo mas o simples fato de não estarem exercendo aquilo que foram criadas para fazer e o que amam fazer.

O mundo hoje é ditado pelo "eu sou o que eu consumo", ou seja, o que te define hoje é o que você tem e não o que você é de fato. A ansiedade começa pois nem sempre conseguiremos ter algo que nos definiria como bem sucedido perante a sociedade. O carro que define você como uma pessoa de sucesso, nem sempre reflete a sua base financeira, e então para alcançar isso, o que devemos fazer? Trabalhar! O trabalho na maioria das vezes nem sempre está ligado a “fazemos porque amamos" mas sim pelo “fazemos porque conseguiremos mais coisas"

Toda pessoa possui algo que queima em seu coração, que tem prazer em fazer. Pense em algo que você faria de graça - Muitas vezes esse é o caminho para você saber onde direcionar o seu tempo e esforço.

O fato de trabalhar em excesso não me incomoda, precisamos trabalhar e ser excelentes em tudo que fazemos, porém a dedicação a favor de coisas que nunca irão nos preencher de fato é o problema. Existe um patamar que as vezes não conseguiremos alcançar mesmo trabalhando horas e mais horas por dia e então começamos a correr uma corrida que nos frustrará muitas vezes, e gastando um tempo que não teremos de volta.

Quando gastamos tempo com algo que não é produtivo, estamos deixando de produzir algo, quando gastamos tempo com coisas que não tem valor, estamos construindo algo perecível quando poderíamos estar produzindo algo eterno. A grande verdade é que seu carro não te define, o seu celular não te define, as suas roupas não te definem, mas sim o que você faz, produz com as ferramentas/dons que você tem.


Em Mateus 6:19-21 diz “Não acumuleis para vós tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntais para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque onde está o seu tesouro, ai estará também o seu coração”

Faça essa pergunta para você, onde está o meu coração hoje? Se a sua resposta estiver direcionada sempre para coisas, consumo, bens, essa pode ser a raiz das suas frustrações.


"A preocupação com nosso futuro, nos tira a visão da eternidade.”

A nossa vida não pode estar alicerçada em algo perecível, o nosso prazer não pode estar nos bens, isso nos torna pessoas egotistas e egocêntricas. O nosso futuro não é quando estivermos velhos, se teremos descanso, pararemos de trabalhar, se teremos uma aposentadoria saudável, uma poupança recheada, se poderemos visitar todos os lugares que gostaríamos de ter visitado mas nos faltava tempo e dinheiro, na verdade nada disso se compara ao grande valor do que Deus nos prometeu. O nosso futuro é a eternidade!

Em Mateus 6:25-34 nos dá a chave para nos libertarmos da prisão do ter e dar lugar ao ambiente do ser. Você foi criado para ser algo e não para ter algo. Este texto nos mostra o valor da vida em relação ao anseio exacerbado pelos bens. O texto nos diz que Deus é um bom pai que nos sustenta em todas essas necessidades, e "todas" faz referência ao comer, beber e vestir nada mais além disso.


O senhor conhece a nossa necessidade, e Ele é um pai incrível que torna realidade também os nosso sonhos, e não é errado você almejar coisas boas, mas sempre analise seu coração. A palavra é clara, não fique inquieto, preocupado, ansioso com essas coisas, pois a partir do momento que entendermos a lógica de Deus onde o seu reino vem em primeiro lugar, vamos entender o prazer de ser e não de ter.

"Não fique inquieto por algum bem que você ainda não tenha, fique inquieto por não estar vivendo aquilo que Deus te chamou para fazer e você ainda não faz!”

Existem muitos livros de auto ajuda, onde nos afirmam que eles possuem os passos para o sucesso, você pode ler todos e mesmo assim não ter sucesso algum, pois sucesso é relativo.

O próprio nome já nos limita "auto ajuda”, nós somos filhos dependentes da graça e do amor de Deus, em Mt.6:27 diz "que qual de vós por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da nossa vida?" Muitas vezes não conseguimos "nos ajudar” por que somos limitados mas a dependência à Deus não nos torna limitados, porém livres.


Pense nisso, eu posso ser uma pessoa bem sucedida recebendo um salário mínimo de professor no Brasil e não tendo tudo que gostaria de ter mas saber que estou ajudando a criar mentes que pensam e que irão ter um futuro e posso ser um executivo bem sucedido, que conquistou tudo que almejava mas não consegue ter um relacionamento saudável com a família, ou que seu dinheiro não conseguiria reverter uma doença terminal que possa ter o assolado.


Sucesso é relativo, mas a vida abundante é real!

Então qual a chave para nos libertarmos da nossa ansiedade?

Em Mateus 6:33 diz “Buscai, pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”

Neste texto "todas as coisas" refere-se as nossas necessidades básicas, comer, beber e vestir. Estas coisas serão acrescentadas a nossas vida a partir do momento em que tivermos em nosso coração o verdadeiro tesouro, o reino de Deus e a sua justiça.

Em João 10:10 diz que: “ O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir, mas eu vim para que tenham vida e tenham em abundância.”

Já ouvi deturpações dessa palavra, em que dizem que a vida em abundância aqui se trata sobre riquezas, mas isso iria contra a própria palavra de Deus. A vida abundante é a própria salvação através de Cristo!

Quando se encontrar ansioso em alguma situação siga os passos que encontramos em Filipenses 4:6-7: “ Não andeis ansiosos de coisa alguma, em tudo, porem, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela suplica, com acoes de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."

Essas palavras são tão verdadeiras e fazem tanto sentido quando a praticamos e nos liberta de uma forma tão simples e profunda. Deus nos direciona a momentos de oração e suplica, ou seja, nada mais que passar um tempo de intimidade com Ele, expondo o que nos aflige e Ele nos promete sua paz, e ainda mais, que através dela teremos nosso coração e a nossa mente guardadas em Cristo!


Se você tem passado por estes momentos, de ansiedade, medo do futuro, se está frustrado por não ter conseguido ainda conquistar algo que você gostaria muito, se não tem mais perspectiva de um bom futuro, se esta cansado e sobrecarregado, se não vê sentido algum no que faz hoje e gostaria de fazer o que ama, o que queima em seu coração, te convido a fazer conhecida a Deus tudo isso, através de uma simples oração. Expresse de alguma forma o que você sente a Deus, não fique preso aos seus pensamentos, mas direcione tudo isso a Ele e com as suas palavras.

Façam conhecidos a Deus os seus sonhos e deixe o Espirito Santo ser seu amigo e guiar seu futuro, não baseie sua vida pelo sucesso do próximo e muito menos se compare a ninguém. Existe um lindo futuro pra você, basta você querer vivê-lo e construir tudo isso com Jesus. Não faça nada sem Ele!

Deus te abençoe nesta linda jornada com o Pai!


bottom of page