Renuncie o medo.
“Porquanto Deus não nos concedeu espirito de covardia, mas de poder, de amor e de equilibrio”. 2 Tm 1:7
O contexto desse texto, parte de Paulo estando preso, o qual envia recomendações para seu discípulo Timoteo sobre a melhor forma de cumprir a responsabilidade pastoral de que ele o havia incumbido. E dentre diversas recomendações, Paulo evidencia que ele não deveria ter espirito de covardia (medo).
Medo: Uma emoção geralmente forte e desagradável causada por uma antecipação ou consciência do perigo.
O medo é uma auto-segurança. Quando analisamos a inocência de uma criança diante de um perigo, muitas vezes vemos que a percepção de perigo dela é diferente de um adulto que já tem a consciência do que pode matá-lo. O medo nos impede de corrermos riscos.
Porém não existe em uma caminhada cristã, um momento que não tenhamos que correr riscos. Se você está caminhando com Jesus e sua vida esta confortável, sem riscos, totalmente independente, sem questionamentos, sem dúvidas, sem passos de fé, você pode estar caminhando por caminhos largos.
A maioria de nós não percebemos quão profundo o medo está enraizado em nossa vida diária. A natureza do medo ela é enganosa e a bíblia diz claramente que devemos ser livres de todo medo.
O medo fere o coração de Deus, pois nega a realidade da proteção e provisão incrível que Ele tem para nós.
O medo te afasta do seu destino em Cristo!
O trabalho do medo é te paralisar, e te manter dependente em sua própria força e habilidade, ao invés de viver em fé.
Como conquistamos essa liberdade?
Permitindo que o poder do espirito santo elimine a presença do medo em nossas vidas.
Levamos os nossos medos à cruz com arrependimento, sinceridade e afirmando as verdades de Deus.
Nos comprometemos a dar passes em direção ao espirito oposto de medo. Ler Josue 1 e Juizes 6:14 (Gideão)
De onde vem o medo?
Não vem de Deus
“Porquanto Deus não nos concedeu espirito de covardia, mas de poder, de amor e de equilibrio”. 2 Tm 1:7
2. É resultado de falta de fé
“Todavia reparando na força do vento, teve medo e começando a afundar, gritou: Senhor, salva-me e jesus estendeu imediatamente a mão, segurou-o e lhe disse: Homem de pequena fé, porque duvidaste?"
= Tipos de medo =
Medo de Punição, pouca paz, esperança, fé ou alegria.
“No amor não existe receio, antes o perfeito amor lança fora todo medo, ora, o medo pressupõe punição e aquele que teme não está aperfeiçoado no amor.” 1 Jo 4:18
Ter medo de punição de Deus, ter medo de falhar, medo de não desempenhar bem aquilo que Deus nos solicitou. Medo de retenção de bençãos financeiras, retenção de amor verdadeiro e perdão.
2. Temor de homens (Insegurança)
"O medo humano sempre arma suas ciladas, mas quem confia no senhor, vive em segurança.”Pv.29:25
“Ouvi-me vós que conheceis a justiça, povo que tem a minha lei no coração. Não temais injuria dos homens, não fiqueis apavorados com os seus insultos” Is 51:7
O temor de homens é fruto de insegurança com nossa identidade formada em Cristo.
Vença e liberte-se dos pensamentos: O que as outras pessoas estão pensando sobre mim? Eu temo imaginando o que as pessoas estão falando de mim? Tenho medo de rejeição, temo pessoas em autoridade, medo de confronto, medo de falar em publico, eu temo ser responsabilizado e prestar contas.
3. Medo se torna uma profecia auto-realizável
O medo de fracasso freqüentemente favorece o inimigo. O medo pode abalar a sua fé, algumas vezes a ponto de atrair o fracasso que você tanto temia.
Medos que recorrem a nossa mente e que devemos profetizar liberdade sobre esses pensamentos: Medo de pecar novamente algo que ja tinha vencido, , medo de não ser liberto de vícios, medo de fracassar no trabalho, medo de não casar, medo de criar intimidade e mostrar quem você realmente é, medo de desapontar quem você ama.
4. Medo do seu passado se tornar conhecido (e as possíveis consequências disso)
“Não temas porque não tornarás a ficar envergonhada, jamais te sentirás humilhada, porque não ficarás constrangida. Em verdade, hás de esquecer a condição vexatória da tua juventude e não te recordarás mais da humilhação da tua viuvez.”Isaias 54:4
Livre-se dos pensamentos: Temo ser envergonhado por causa do meu passado, temo que meu passado vá dificultar ou impedir o agir de Deus em minha vida. Temo confessar a minha batalha com pecados sexuais e o que os outros irão pensar sobre mim, temo não ser curado de cicatrizes e feridas ocorridas no passado.
5. Medos anormais e repentinos sempre vem de satanás
“Quando te deitares, jamais temerás, repousarás e o teu sono será tranquilo, não te afligirás com a iminência das calamidades nem da junina provocada pelos impios” Pv.3:24-25
Pensamentos repentinos: Falta de esperança, medo opressor, medo da morte, medo de enfermidades, medo da morte de seus pais e filhos, medo de falta de provisão, medo de perder o emprego ou não conseguir um, medo de eventos mundiais caóticos.
Passos para destruir o medo.
Confesse todo e qualquer tipo de pecado
Peça a Deus que revele qualquer área ou raiz de problemas que ainda são desconhecidas em você
Renuncie o medo no nome de jesus, e repreenda o inimigo no nome de jesus e pelo sangue de jesus.
Siga os passos: ARREPENDA-SE DO PECADO / RECEBA O PERDÃO / REPREENDA O ESPIRITO DE MEDO EM NOME DE JESUS / SUBSTITUA O ESPIRITO DO MEDO COM A VERDADE SOBRE QUEM DEUS É E QUEM ELE ME CRIOU PARA SER
Ler os textos:
Jeremias 17:8 / Salmos 27:1 / Salmos 46:1-2 / Romanos 8:15 / Josue 1:9 / Isaias 41:13
Deus te abençoe!