Unidade gera vida.
Há uma semana atrás retornei de uma das maiores experiências da minha vida, minha primeira viagem missionária, cujo destino foi o Chile!
Dentre tantos momentos impactantes que vivi, uma das coisas que mais me chamou atenção foi a Hospitalidade. Percebi o quanto você ser um "bom mordomo” e saber receber bem as pessoas reflete a sua saúde espiritual e a sua intimidade com Cristo.
Fomos recebidos por irmãos que nunca nos viram antes, por pastores que pareciam ser da nossa família, mesmo aquele sendo o nosso primeiro encontro. O amor que eles transmitiam não era algo natural mas era algo verdadeiro, único e construído ao longo de suas caminhadas como corpo de Cristo. Percebi em cada detalhe, que o amor que eles transmitiam através de cada ato cordial, de cada almoço servido, de cada cama arrumada, de cada conversa, de cada oração também era fruto de corações quebrantados e que amam servir. Me arrisco a falar que se aquelas pessoas não se amassem e vivessem em unidade seria muito difícil terem nos recebido da forma que fomos recebidos, a unidade entre eles gerou vida para nosso grupo.
E por falar em grupo, éramos 16 pessoas totalmente diferentes, com dons, culturas, experiências e gostos diferentes porém unidos em um propósito: Levar o amor de Cristo e o poder do Espirito Santo por onde passássemos. Jovens que entenderam quem eles são em Cristo e se permitiram obedecer, mesmo que sem entender, a voz que os chamou para viver a verdadeira vida abundante! Todos tinham sua identidade muito bem formada em Cristo, e sabiam as suas funções e como corpo de Cristo isto é primordial!
A palavra nos diz em [1 Co 12:12] que assim como um corpo é uma só unidade e tem muitos membros, e todos os membros formam um só corpo, assim também acontece com relação a cristo. Fomos todos batizados por um só espírito, para ser um só corpo, e caminharmos juntos em um único caminho!
- Falta de identidade gera deformidade.
A palavra em [1 Co 12:17-19] deixa claro o quanto cada membro deve exercer sua função, fomos criados para um propósito específico e muitas vezes achamos que o propósito do outro é mais atraente que o nosso e passamos a viver querendo exercer uma função que não nos foi proposta. Se eu fui chamado para ser olho, devo usá-lo para enxergar mas se sou olho e exerço a função das mãos, como iremos enxergar? Se sou perna e exerço a função dos braços como iremos caminhar? A sua identidade está em Cristo, portanto busque-o com todas as suas forças. Não deixe que o mundo forme a sua identidade, pois isso irá interferir na maneira com que você lida com as pessoas.
- O mais frágil é essencial.
A verdade é que não existem membros melhores que outros dentro do corpo de Cristo, todos tem suas funções essenciais. Em [1 Co 12:22] diz que os membros do corpo que aparentam ser mais frágeis, são essenciais, os menos honrados são vestidos de honra e os que são vergonhosos são vestidos com dignidade especial. Até o nosso corpo humano exemplifica bem essa questão. O menor órgão do corpo humano é a glândula pineal, tem somente entre 5 e 8mm, o tamanho de uma ervilha. Fica no centro do cérebro e é responsável por produzir a melatonina, hormônio que controla ciclos vitais (principalmente o sono).
Por menos influente que você possa ser, existe um lugar determinado no centro da vontade de Deus, onde tudo flui de maneira natural e com a presença do Senhor. Basta você tomar sua posição como filho e exercer aquilo que o Pai te chamou para exercer! O amor une em meio as diferenças.
Como lidamos então com as diferenças no corpo de Cristo,?Quando entendemos o nosso papel Nele? A resposta é o amor! O primeiro mandamento deve estar muito solidificado em nosso coração, pois quando amamos ao Pai de todo coração, entendemos nossa identidade Nele e então poderemos seguir o segundo mandamento de amar ao próximo como a nós mesmos. [Mt.12:30-31]
O amor de 1 Co 13 tem a capacidade de vencer tudo e sobrepor toda diferença que gera divisão dentro de um corpo, portanto quando em algum momento de sua caminhada você notar qualquer indício de divisão, tão somente ame, ame quem te perseguir, ame quem te caluniar, mesmo que pareça difícil no começo, exercite o amor!
- A verdade combate a divisão
Em [Mc 3:24-25] diz que um reino dividido, não subsiste. O pai da mentira investe na saúde do corpo de Cristo com mentiras que tentam anular nossa identidade. Ele influencia o corpo pois não consegue atingir a cabeça, e atingindo de algum forma o corpo, esta influência pode gerar um fruto de divisão. Por isso quando somos expostos a verdade, a mentira não tem poder sobre o corpo. A verdade é o antídoto contra a divisão.
Se nos depararmos com situações onde foram lançadas mentiras contra o corpo de Cristo, que a verdade esteja em sua boca para ir contra toda cilada para ferir nossa comunidade de fé. Que tenhamos misericórdia, perdão, compaixão, graça e amor em nossas igrejas.
- Um corpo depende da cabeça
Os seres humanos precisam que o corpo esteja sempre irrigado pelo sangue, por isso, se cortam a cabeça e impedem a chegada de sangue no cérebro, a morte é imediata. A mesma coisa acontece com a igreja, uma igreja decapitada não tem vida.
Em [Ef. 5:22], Paulo nos mostra uma relação muito interessante entre o homem e a mulher e Cristo como o cabeça da igreja. Neste texto diz que as mulheres devem ser submissas aos maridos, assim como ao Senhor, pois o marido é o cabeça da mulher, assim como Cristo é o cabeça da igreja, sendo ele mesmo o salvador do corpo.
O termo submissa pode ser interpretado como pejorativo, porém nesse contexto, podemos interpretar o termo submissa como dependente, onde a mulher sendo o corpo se torna dependente ao marido, como o cabeça.
O corpo e a cabeça estão unidos num mesmo destino. Entre Cristo e a igreja há uma eterna ligação, onde formam uma só vida e um só destino. Da mesma maneira, entre o homem e a mulher há uma estreita e profunda ligação, assim como é no matrimonio.
Em [Mc 10:7-8] diz que a união entre um homem e uma mulher, os torna em uma só carne! A união entre o cabeça e a igreja gera uma aliança de amor eterna!
- A unidade atrai a presença de Cristo
Em [Mt.18:20] diz que onde dois ou três estivessem reunidos em Seu nome, ali Ele também estaria! Que incrível é o poder da unidade! Quanto mais nos dermos conta de como é prazeroso divulgarmos o nome de Jesus e o seu reino aqui na terra com amigos, mais influência a igreja terá na terra e mais o nome Dele será reconhecido como o Salvador!
Não vamos permitir que as diferenças gerem divisão, não vamos tolerar falar mal do nosso próximo, não vamos nos assentar na roda dos escarnecedores, mas vamos amar aqueles que nos perseguem e entender que o meu papel é amar a Cristo acima de todas as coisas e colocá-lo em primeiro lugar! Que a nossa unidade e o nosso amor pelas vidas sejam testemunho de Cristo para aqueles que nunca ouviram falar do seu nome!
Deus abençoe vocês!