top of page

O caminho da fé



Essa semana ouvi uma mensagem sobre fé que veio de encontro a tudo que tenho vivenciado, e a todas as situações que tem me colocado em um lugar onde devo desenvolver a confiança em Deus, e queria compartilhar com vocês o que Deus tem falado ao meu coração a respeito dessa palavra tão pequena mas que tem um significado e poder tão forte em quem consegue aplicá-la.


Primeiramente, vamos nos lembrar o que a bíblia nos diz sobre fé, em [Hb.11:1] diz: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” Devemos entender que assim como o amor não é um sentimento, a fé também não é! Não podemos nos enganar, achando que um dia iremos orar pedindo fé e no dia seguinte acordar com isso latente dentro de nós, fé é o resultado de uma ação! A fé sem obras é morta! Ela é desenvolvida através de situações e experiências nas quais você vivencia, se pedimos por fé, geralmente iremos viver situações que nos direcionarão a viver em uma atmosfera de confiança e nem sempre de segurança.


A fé deve ser plantada, aguardarmos o processo de desenvolvimento até o dia em que possamos colhê-la. Existe um caminho e um processo a ser respeitado e seguido para então podermos declarar: Hoje eu vivo pela fé e não por vista. Duas palavras que sempre me chamaram atenção nesse sentido foram: [2 Co.5:7] e [Mt.17:20].


A primeira diz respeito a caminhar em fé e não pelo que está visível e a segunda Jesus faz uma analogia da fé com um grão de mostarda. Quando paramos para pensar nessas duas passagens, podemos acreditar no que falei anteriormente, que a fé é algo que deve ser produzido! Quando plantamos uma semente, o resultado não aparece de uma hora para outra, sua semente deve ser cultivada para que então em tempo oportuno você possa colher, e além disso, não conseguimos perceber de forma visível uma semente sendo germinada, pois é algo que acontece em nosso interior, assim como plantamos uma semente. Mas o mais lindo disso tudo, é que quando esperamos com confiança essa semente se desenvolver, iremos colher coisas que antes eram impossíveis, como esta descrito na palavra de Mateus 17, que somente com a nossa declaração poderíamos mover uma montanha.


Nessa mensagem que ouvi e que me despertou a escrever este texto, Bill Johnson (Pr. sênior da Igreja Bethel Church) faz a seguinte declaração: “Perguntas que são geradas em uma atmosfera de fé geram revelações, porém perguntas que são geradas em um ambiente de falta de fé nos levarão a descrença." As pessoas de forma geral, possuem muitos questionamentos e é essencial que vivamos em um mundo de questionamentos, incertezas e dúvidas pois através disso conseguiremos desenvolver nossa confiança em Deus.


Quando paramos para pensar na atitude de José em [Mt.1:18-25], quando ele descobre que Maria estava grávida mesmo sem eles terem tido nenhum tipo de relação, podemos ter mais claro como esses questionamentos dentro dessa atmosfera de fé nos fazem realmente gerar revelações e viver a promessa.


Com certeza José se questionou sobre como Maria poderia estar grávida se eles não tiveram relação alguma, e a única forma de ela estar grávida seria através de uma traição por parte de Maria, mas a bíblia diz que José era justo e mesmo ele tendo questionamentos e a própria lei da época, que o permitia punir com apedrejamento os adúlteros, ele tem a atitude de se afastar para não expor Maria.


José se questionou dentro de uma atmosfera de fé, e a palavra de Deus diz em [Rm.1:17] que o justo viverá pela fé! E José nessa situação estava comprovando essa palavra, pois ele era um homem justo e mesmo não conseguindo ver como aquilo poderia ter acontecido, acreditou pela fé. E vemos que logo em seguida acontece a revelação através de um anjo que fala com ele em um sonho confirmando o que o profeta tinha declarado, que através de uma virgem nasceria o salvador, Emanuel, Deus conosco.


Nesta mesma mensagem, Bill Johnson também declara que "a fé deve sempre vir em primeiro lugar e o entendimento em segundo lugar." Muitas vezes queremos entender para daí sim tentar agir por fé, mas essa ordem muitas vezes trava a nossa caminhada de confiança, em [Hb.11:6] diz que sem fé é impossível agradar a Deus, e nossa atitude sempre deve ser de querer agradar ao nosso pai! Que possamos seguir em obediência mesmo não entendendo muitas vezes o caminho que Deus esta nos direcionando, pois a Sua vontade sempre é boa, perfeita e agradável!


Deus está buscando pessoas que queiram se entregar de coração e não a partir do seu entendimento. Confiança é um resultado de entrega, devemos dar o primeiro passo, e na maioria das vezes sem saber muito ao certo o que nos espera a frente, mas a partir dessa atitude, Deus nos direciona e encoraja a caminhar em lugares onde jamais imaginaríamos caminhar! Se você estiver disponível a Sua presença, todo sopro que Ele der te direcionará para o caminho que Ele deseja que você esteja.


Em [Mt.14:22-33] temos um pouco desse entendimento, Pedro querendo realmente confirmar que era Jesus que estava andando sobre o mar em direção a ele durante a madrugada, fala para que se fosse Jesus mesmo, que ele pudesse também andar sobre as águas e vemos que no primeiro momento Pedro consegue fazer isso mas devido o vento forte, ele teme e começa a afundar. Mas o que mais me chama atenção nesse texto não é o fato de Pedro ter sido chamado de homem de pouca fé, mas ter sido ousado ao ponto de crer que com apenas uma declaração de Jesus o chamando para ir ter com Ele, Pedro com esta palavra tivesse sua confiança provada e desenvolvida em um ambiente que não era propício para isso. Seguindo esta linha de pensamento, me lembro também da passagem sobre o centurião de Cafarnaum em [Mt.8:5].


O centurião era um oficial romano, seria como um capitão das forças armadas atualmente, líder de uma unidade de cem homens. Os militares são conhecidos pelo seu respeito aos seus superiores e seguem rigidamente às suas ordens, sendo necessária somente uma palavra para que eles respeitem e sigam a ordem solicitada.


Quando o centurião declara que ele não era digno de receber Jesus em sua casa e que seria somente necessário uma palavra do senhor para que o seu soldado fosse curado, demonstra não somente o fato de respeito e humildade por parte do centurião mas também o nível de fé que ele tinha, sabendo que apenas uma declaração do senhor o faria com que aquele homem fosse curado. Nós com apenas uma declaração de Deus podemos fazer grandes feitos e agradar ao coração do senhor. O poder da nossa declaração de fé em cooperação com o poder de Deus nos fará vivenciar o reino de Deus na terra. Em [2 Co.4:13] diz: "E temos portanto, o mesmo espirito de fé, como está escrito: Cri, por isso falei, nós cremos também, por isso também falamos.”


Devemos ansiar por viver nesse ambiente de fé, apesar de não termos certeza de nada em nossa vida muitas vezes, viver dessa forma é uma aventura em que não estamos sozinhos, Deus é Deus Emanuel, DEUS CONOSCO e nunca nos desamparará. Se hoje você tem vivido somente pelo que você consegue ver, te convido a viver pela fé, buscando em primeiro lugar a vontade de Deus sobre a sua vida. Se você tiver que ter uma ambição na sua vida, que seja ter uma fé ousada! Viver em cooperação com Cristo é viver abundantemente de fé em fé, e de glória em glória.

Deus te abençoe!






bottom of page