Influenciadores
Vivemos em um mundo onde sofremos influências (boas e ruins) de todos os lados, hoje em dia existe até mesmo uma função de influenciadores digitais, mas podemos definir a palavra influenciar como: Causar ou sofrer uma modificação física ou intelectual, Induzir (alguém) a fazer alguma coisa, a se comportar de determinada maneira ou a pensar de um determinado modo.
1. Influência e Identidade
A grande verdade é que podemos ter influência e também sermos influenciados, porém o ponto que gostaria de tratar é que as influências tem sido tão fortes hoje em dia que as pessoas estão deixando ser moldadas por palavras e modismos que acabam ferindo e até mesmo anulando a sua própria identidade. Nós em algum momento da nossa vida já passamos por isso, de influenciar alguém ou de ser influenciado. Este exemplo mesmo que eu falei sobre os influenciadores digitais, são pessoas que de alguma forma através do seu carisma, eloquência ou popularidade nos induzem a comprar algo fútil, ou a visitar lugares que eles indicam ou há contratar serviços que as vezes nem precisamos, mas também existe um outro tipo de influenciador, que motiva, que consegue extrair de nós coisas que nem imaginamos que tínhamos dentro de nós e com isso nos levar a um auto conhecimento que nos faz crescer como pessoas. Desses influenciadores normalmente é de onde saem nossas referências.
Devemos buscar boas referências, das quais nos fazem crescer e avançar e não diminuir e retroceder, porém tenho percebido que o mundo de conto de fadas que vemos nas redes sociais, e que na maioria das vezes são realmente fictícios, tem gerado certas instabilidades naquelas pessoas que não vivem daquela determinada forma, ou não possuem aquele determinado produto indicado pelos influenciadores.
Jesus era um homem influenciado pelo Pai [Jo 6:38], diz Pois Eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. e Jesus foi e continua sendo um influenciador das nações através do seu exemplo e testemunho de vida.
Jesus tinha consciência de sua identidade e de tudo que o pai lhe confiou, e vemos um exemplo bem claro no texto em [Lc 4:1-13] com a tentação de Jesus. Naquele momento toda a identidade de cristo foi colocada à prova sobre uma influência maligna que o induzia a todo tempo a trocar o propósito maior que o Pai tinha através Dele, por prazeres e oportunidades momentâneas que o influenciariam a sair totalmente do propósito de sua vinda. Porém quando temos essa plena consciência de quem somos, é muito difícil de sermos influenciados e sairmos do propósito no qual estamos inseridos.
2. Influência e Legado
Todas as nações que sofreram influências de outros países carregam até hoje algum resquício, marcas, língua, e até mesmo estilo de vida.
A forma que somos influenciados hoje pode definir a nossa posição e o lugar que estaremos inseridos no futuro e o legado que deixaremos. Quando olho pro passado e vejo quantas influencias eu sofri, percebo que tudo isso contribuiu para quem eu sou hoje e onde eu estou. Se hoje eu sou um cristão é porque um dia alguém falou que existia um Pai que me amava muito e queria que eu estivesse mais próximo Dele e eu atendi a essa motivação. Porém poderia ter sido motivado a buscar caminhos que me levariam a morte hoje e não teria influenciado outras pessoas a viverem esta grande aventura que é servir a Cristo.
Existe um propósito que se encaixa perfeitamente em nossa vida e devemos buscar encontrá-lo para que possamos realmente viver na plenitude que Deus nos criou para viver, pois é difícil influenciar e gerar bons frutos se você esta vivendo o propósito de outra pessoa e não o seu.
Uma das pessoas mais motivadoras e influentes que podemos encontrar na bíblia, além de Jesus, seria Paulo. Primeiro, porque ele sabia quem ele era, o que ele tinha feito e quem o tinha salvado e a partir desse entendimento ele parte para uma jornada de influenciar aqueles que ele mesmo criticava e combatia, porém agora com o propósito pelo qual ele foi criado a viver, chegando ao ponto de vermos a sua famosa declaração em [1 Co 11:1], sede meus imitadores como também sou de Cristo. Quando lemos as cartas de Paulo vemos o poder da influência, de como alguém pode usar de seus dons, talentos e experiências para alcançar os objetivos que Deus tem através de nossa vida.
Nós estamos no local que devemos estar para influenciar pessoas especificas através do amor de Cristo, nos foi confiada participar de uma obra maravilhosa e muitas vezes as pessoas que temos ao nosso redor, serão aquelas a quem Deus nos confiou para falar do seu amor.
Se alguém tivesse que nos descrever hoje, como será que seriamos definidos? Será que toda carga de influências ruins que recebemos desde o nosso nascimento até hoje é o que tem nos definido? Ou será que estamos conseguindo realmente encontrar o nosso lugar e viver aquilo que realmente fomos criados para viver?
Acredito que independente do livre arbítrio que temos acesso e todas as nossas escolhas que fazemos todos os dias, existe uma boa, perfeita e agradável vontade de Deus sobre as nossas vidas, que somente será encontrada através da transformação gerada de uma renovação da nossa mentalidade e que virá muitas vezes através de um contra fluxo do que o mundo diz que é certo para sua vida. Em [Rm 12:2] diz: E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
3. Influência, Dons & Talentos
Nós possuímos talentos que já foram colocados em nós quando Deus nos criou que serão peças chaves para o nosso desenvolvimento e um norte para nos apontar para a vontade do Pai. Você pode ser uma pessoa com uma boa oratória, boa em cálculos, ter talento para as artes, porém ter sua identidade fragilizada e acabar anulando esses talentos por conta de uma influência errada.
O que quero dizer é que Deus colocou preciosidades dentro de nós, que as vezes deixamos de lado para pegar emprestado a preciosidade daquela pessoa que nos influenciou, isso geralmente nos frustra pois não fomos criados para aquilo que achamos que é certo para nós mas somos motivados a viver aquilo pois alguém falou que aquela é a forma certa de viver.
Se Deus nos criou com muitos talentos para as artes mas achamos isso sem valor e começamos a ir por outro caminho que não temos muita habilidade ou conhecimento sobre o assunto, geralmente isso irá nos fazer perder tempo e nos frustrarmos, quando na verdade poderíamos estar sendo excelentes naquela função que Ele nos confiou e estarmos influenciando pessoas através desse dom e desse talento.
Uma das marcas de Paulo, era como ele agia com sabedoria, em [At.17:6,7] podemos perceber um pouco de como eles eram vistos pelo mundo, eles estavam sendo reconhecidos ali como aqueles que tem causado um alvoroço (agitação) no mundo. Paulo sabia quem ele era, e utilizava de suas ferramentas para motivar e cumprir sua carreira com excelência.
Onde queria chegar com tudo isso? Que você fizesse uma retrospectiva da sua vida, de tudo que você tem facilidade pra fazer e faz por amor e se dedicar a isso e não se deixar influenciar pelo que o mundo diz que é o correto para você fazer, somente porque todos estão fazendo, tenha personalidade! Viva o que realmente Deus te criou para fazer, você tem um propósito, Deus te deu ferramentas para isso e ferramentas precisam ser lapidadas e usadas. Você pode influenciar alguém através do que Deus te chamou para fazer.
Deus abençoe!