Esperança Renovada
Nesta manhã despertei com a palavra do Senhor que me dizia: Esperança Renovada!
A partir daquela palavra me levantei e comecei a meditar acerca da importância de se ter esperança e de renovar nossa esperança em Cristo e em suas promessas.
E me veio,primeiramente, a palavra que diz: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias não tem fim. Renovam-se a cada manhã; grande é a tua fidelidade (Lamentações 3: 22)!
Assim como o Senhor renova sobre nós suas misericórdias, a cada manhã temos que nos manter firmes em uma esperança renovada. É preciso dia após dia renovar nossa esperança Nele.
O dicionário traz a definição de esperança :
"Sentimento de quem vê como possível a realização daquilo que deseja; confiança em coisa boa; fé; e de uma vida melhor."
Estamos em tempos difíceis. Desempregos, instabilidade política, recrudescimento da violência, tensão no cenário mundial, corrupção na esfera governamental ...Tempos de desesperança...O sentimento nas ruas não é de quem vê como possível a realização de algo, ao revés, o sentimento é de melancolia, frustração e ausência de esperança.
Tempos de desesperança não são de hoje. Os discípulos perguntaram a Jesus antes de ser assunto aos céus se seria naquele tempo que Deus haveria de restaurar a Israel. Eles ouviam muito acerca do reino celestial mas focavam muito nesta restauração terrena. (Atos 1:6). Jesus responde dizendo que não competia a eles o conhecimento de tempos ou épocas que o Pai reservou para Sua autoridade. Jesus lhes faz uma promessa: "Mas recebereis poder quando o Espírito Santo descer sobre vós; e sereis minhas testemunhas, em Jerusalém como em toda Judéia e Samaria até os confins da terra (Atos 1:8).
Dito isso, Jesus foi elevado às alturas. E os discípulos olhavam a nuvem encobrí-lo. Neste momento, homens vestidos de branco apareceram-lhes e perguntaram-lhes porque estavam eles olhando para o céu.Prosseguiram a eles dizendo que da mesma forma que viram Jesus subir aos céus assim Ele irá voltar.
Pensei eu: Mas não seria óbvio que eles olhassem para o céu? Era Jesus o Senhor de suas vidas, que havia padecido e aparecido de forma incontestável, falando-lhes ainda por 40 dias acerca do reino de Deus. Esses homens largaram casa, famílias, ofícios para seguí-lo como não fitariam os olhos Nele naquele momento?
Fato é que a obra estava consumada. Jesus antes de subir aos céus já havia liberado a promessa, a saber: O Espírito Santo! E nova promessa estava sendo liberada, nova esperança foi liberada aos seus corações: Jesus daquele modo que foi elevado aos céus, de lá voltaria!
Era necessário agora enquanto a promessa não se cumpria renovar dia após dia a esperança e irem para em Jerusalém até que do alto fossem como prometido revestidos de poder! Havia a promessa do Espírito Santo. O tempo era de olhar para a promessa! Era um novo tempo! A promessa do Espírito Neles! Homens e mulheres como casa de Deus e cheios do Poder do Espírito Santo! Cristo Neles como a Esperança da Glória (Colossenses 1:27).
Era tempo de renovar a esperança! Não se atentar para a separação física de Jesus mas esperar com confiança o cumprimento da promessa da vinda do Espírito Santo e sua morada como habitação perpétua!
Hoje olhamos para a Bíblia e vemos diversas e diversas promessas! Nós não costumamos ler livros mais de uma vez... Mas a Bíblias lemos e relemos porque através dela nossa esperança é,dia após dia, renovada.Na primeira vez que lemos as palavras encheram nosso coração de paz e alegria e a cada vez que relemos cremos e trazemos memórias promessas de vida para nós.
Os apóstolos viviam na Esperança da Eternidade e da vinda de Cristo Jesus à Terra! Nessa esperança devemos viver, apregoando o Evangelho do reino até que Ele venha!
Devemos trazer a memória o que nos traz esperança! Ler sua palavra, nos lembrarmos das profecias, das Palavras reveladas no Secreto e caminhar rumo as suas promessas na esperança de alcançar Tudo quanto Ele já prometeu.
Sem esperança nosso coração adoece e nossa fé desfalece.
A esperança adiada entristece o coração; mas o desejo cumprido é árvore devida (Provérbios 13:12-22).
Notemos que não é o tempo que se espera que entristece e adoece um coração. Mas o adiamento do viver essa esperança. É o viver sem essa esperança que o faz entristecer ao longo do caminho. Aquele que aguarda a promessa com esperança recebe vida e paz (Salmo 146:5)!
Vejamos o que diz Romanos 15:13: "Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo."
Nosso Pai é o Deus da Esperança! E através da confiança Nele somos cheios de paz e alegria por intermédio do próprio Espírito de Deus.
Deus não é homem para que minta nem filho do homem para que se arrependa. Porventura, falaria Ele e não faria (Números 23:19)! A palavra Dele é digna de confiança, não abandone a sua Esperança , Confie afinal esperança que se vê não é esperança Romanos (8:24)!
Na bíblia encontramos muitos e muitos versículos sobre esperança! Leia a Palavra, traga a memória as Palavras de Vida que recebeu enquanto está no tempo de espera!
Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação,perseverem na oração (Romanos 12:12).
Descanse na palavra Dele que hoje nos diz:
"Porque deveras haverá bom futuro, não será frustrada a sua esperança (Provérbios 23:18).
Deus te abençoe!