top of page

Quem tem ouvidos, ouça!




Dentre muitos questionamentos que fazemos durante nossa caminhada cristã um dos mais recorrentes é: Como Deus fala? Será que em algum momento da minha vida Ele já falou comigo mas não percebi? De que forma Ele fala? Ele fala conosco de forma audível? Qual o som da sua voz?


Em [I Sm 3: 1-10] temos uma interessante experiência entre Samuel e a voz do senhor. A bíblia relata que Samuel estava junto a Eli no templo do senhor, e de repente Samuel ouve uma voz o chamando: “Samuel, Samuel!” e por 3 vezes ele atende indo até Eli pensando que ele o estava chamando, porém quem o chamava era o próprio Deus.


Temos alguns pontos muito interessantes nestes versículos que podem nos ajudar a entender melhor como Deus tem falado conosco mas às vezes não conseguimos entender a sua voz.


Um ponto interessante da história que vale a pena ser relatado [Leia anteriormente a história de Elcana e Ana em 1 Sm 1], é que Samuel era filho de Elcana e de Ana que era uma mulher estéril até o momento de ter Samuel, e em virtude deste milagre Ana se compromete a consagrar Samuel ainda quando criança, junto aos sacerdotes e Samuel passa a viver toda sua vida junto ao sumo sacerdote Eli.


Temos que ter algo claro em nossa mente ... Deus é um Deus de relacionamento, e não existe nenhum relacionamento maduro, consistente, verdadeiro e real em que não exista um diálogo entre nós e Deus. E mesmo que você não esteja identificando a Sua voz, nesse momento Ele está falando com você. Mas como discernir essa voz?


1. A voz de Deus é a voz do nosso Pai

Samuel era filho de Elcana, porém toda sua criação foi junto a Eli, e podemos até dizer que Eli foi seu “pai de criação” e no momento que Deus chama Samuel, ele vai direto até Eli. Podemos pensar: “Mas Samuel fez isso porque só deveriam estar eles dois ali dentro do templo, mas eu gostaria de ir um pouco mais além. Quando começamos a identificar a voz do nosso pai, começamos a criar nossa identidade de filhos!


Alguns estudos indicam que um dos primeiros sentidos que o bebê começa a desenvolver e identificar são os sons, e é comprovado que a partir dos 3 meses de gestação, o bebê já consegue identificar os diferentes timbres e volumes que caracterizam a voz dos seus pais e após o seu nascimento esse bebê é estimulado a entender todas essas vozes ao seu redor e a compreender melhor quem está falando e umas das primeiras vozes a serem reconhecidas são a dos seus pais.


Nosso relacionamento com Deus não é diferente, muitas vezes ouvimos muitas vozes que demoramos a identificar os timbres, as tonalidades e acabamos deixando uma voz que não é a do senhor direcionar a nossa vida.


Devemos desenvolver essa audição, porém para desenvolvê-la devemos dedicar tempo de relacionamento com Deus, criar essa conexão maravilhosa entre pai e filho!


2. Precisamos conhecer o dono da voz


Deus fala de diferentes formas, não devemos limitá-lo a uma voz grave e densa aos nossos ouvidos. Deus fala no silêncio, Deus fala em um olhar, Deus fala através de sua criação, Deus fala através de uma canção, Deus fala com gemidos inexprimíveis, Deus fala em pensamentos, Deus fala por profetas mas Deus fala também pela sua palavra.


Caso realmente pense que Ele não fala com você, abra sua bíblia e deixe Ele mesmo te responder o que Ele pensa a seu respeito. Sua vida mudará completamente!


Não devemos limitá-lo de nenhuma forma e muito menos questionar se existe alguma forma ideal Dele falar conosco. A verdade é que Ele está sempre falando, nós é que não estamos sempre disponíveis para ouvir a Sua voz!


Eu amo ouvir a voz de Deus, independente de quantas milhões de formas existam pra que Ele possa falar comigo. Me lembro de uma vez em que estava em um posto de gasolina aguardando meu carro terminar de lavar e estava passando por um momento difícil na minha vida, e o dia estava tão bonito que era impossível não olhar para o céu, e naquele momento o simples fato de olhar para o céu foi como se pudesse ouvir a Sua voz aquietando todas as incertezas em meu coração, sem nem mesmo ter escutado nenhum som, nenhuma profecia ... o simples fato de contemplar a sua criação, me ajudou a encontrar uma resposta que nem eu sabia que estava procurando.


Deus é bom e verdadeiramente um amigo fiel, esteja sensível as diferentes formas de relacionar-se com Ele.


3. Aquietando as outras vozes


Se imaginem em um estádio de futebol, em uma final de campeonato e nos segundos finais, o atacante do seu time faz um gol em que leva seu time a se tornar campeão. Nesse momento existem tantas vozes em que é impossível você discernir quem esta falando.


Quando não conhecemos a verdadeira voz do senhor, nossa vida pode estar como essa final de um jogo de campeonato, uma total confusão de vozes.


Existem vozes interiores em nós que nos fazem perder o foco e até mesmo desistir de nossos sonhos. Vozes como: Eu nunca vou conseguir, isso é impossível, nada que eu faça vai mudar essa situação dentre tantos outros pensamentos angustiantes que nos atormentam diariamente, sem falar nas vozes exteriores de pessoas que fazem o mesmo papel dessas vozes interiores, nos levando a completa descaracterização de quem nós somos em Deus.


Mas quando entendemos que existe uma voz verdadeira e olhos que veem nosso coração e não a nossa aparência, nossa situação social, nossa cor, nossos ganhos, nossas conquistas materiais ... iniciamos uma caminhada de abandono dessas vozes perturbadoras que nos limitam e nos descaracterizam como filhos.


Em [1 Sm 16:7] diz: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração."


4. Diálogo Intimo


Em [1 Sm 3:7] diz: “Samuel ainda não conhecia o senhor e a palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada."


Muitas vezes queremos respostas de Deus sem ter tido nenhum relacionamento com Ele. Buscamos respostas, pedimos mas não esperamos Ele responder.


Tratamos nosso relacionamento com Deus como gravações programadas de telemarketing que recebemos em nossa casa onde não podemos interagir, onde somente nós falamos e quando Ele ia falar, a ligação é finalizada. Temos apenas dado um recado e não criado relacionamento.


A palavra é bem clara e diz que Samuel ainda não conhecia a Deus e a palavra ainda não tinha sido revelada. Muitos dos nossos questionamentos e pedidos a Deus ainda não aconteceram não somente porque não chegou o tempo deles se cumprirem, muitas vezes eles não aconteceram pois não temos tido relacionamento com Deus, e simplesmente não recebemos porque nem conhecemos a quem estamos pedindo.


Em [Os 6:3] diz: Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.”


Nunca devemos nos cansar de buscar o conhecimento de Deus, só conhecemos verdadeiramente uma pessoa se passamos horas, dias e anos da nossa vida com ela e não seria diferente com nosso relacionamento com Deus.


Abra mão de muitas coisas, mas não abra mão de momentos íntimos com o senhor, ele possui mistérios que deseja compartilhar com você nesse momento mas precisamos de tempo com Ele.


Em [Jo 10 :2-3] diz que as ovelhas sabem reconhecer a voz do seu bom pastor, e Ele as chama pelo nome e as conduz!


Deus faz isso conosco nesse momento, nos chama pelo nome, assim como chamou Samuel, Samuel... Ele chama pelo seu nome, pois quer te conduzir a lugares que nunca imaginou estar, a viver experiências que nunca imaginou viver e ser amado como nunca jamais imaginou!


Deus te abençoe!













bottom of page