Permita-se queimar!
Sempre fui um apreciador de café e mais recentemente tenho lido artigos e me interessado mais pelas técnicas de fazer café em casa. Um dos erros que cometemos quando fazemos café em casa é deixar a água ferver. É sugerido que a água esteja próxima a 90•C, pois a água fervida altera a acidez do café e não conseguimos extrair o melhor do seu sabor.
Mas o estudo de hoje não se trata sobre como realizar o melhor café, mas como administrarmos a chama que um dia acendeu em nosso coração.
Nessa tentativa de encontrar o melhor sabor para o meu café e administrar o fogo para não queimá-lo, me deparei com uma inquietação que está em meu coração e que deve ser um exercício em nossa caminhada cristã: mantermos a chama do primeiro amor acesa em nosso coração! O primeiro questionamento que gostaria que você começasse a pensar é: O seu coração queima pelo que? O que você não viveria sem poder fazer?
O fogo sempre desempenhou um papel importante no reino de Deus, ele é mencionado de diversas maneiras e associado a várias finalidades. Algumas delas como: aquecer, iluminar, proteger, purificar entre outros.
Um dos livros do antigo testamento onde vemos mais presente essa narrativa e experiências relatando fogo estão em êxodo.
Em [Ex.3:1-5] o primeiro momento que Deus se revela a Moisés é através do anjo do Senhor em uma chama de fogo, em uma sarça que ardia no fogo mas não se consumia.
Mais adiante no livro de êxodo quando moisés já estava guiando o povo pelo deserto, em [Ex.13:21] o fogo fornecia iluminação e calor durante as noites frias do deserto, e proteção e orientação para o povo durante as viagens.
Em [Ex.19:18] o fogo tem o aspecto da própria presença de Deus na vida do seu povo. O monte sinai fumegava pois era a própria presença de Deus naquele lugar.
O fogo se torna mais simbólico no Novo Testamento como exemplificado aqui neste verso [Lc.3:16]. João Batista está anunciando a vinda do Messias ao explicar que o seu próprio batismo é uma lavagem exterior do corpo para o arrependimento. João Batista faz menção ao batismo de Cristo como sendo diferente: O batismo com o Espírito Santo e com fogo! Uma limpeza interna do coração, mente e alma de uma pessoa que se arrepende de seus pecados e volta ao Senhor.
Aqui está outra passagem [Hb.12:28-29] que se refere a Deus como um fogo consumidor, porque ele é todo-poderoso, onisciente, e tudo vê. Quando ele fala, mundos vem a existência e com um pensamento cidades são destruídas. Seu desejo é que todos nós devemos entrar em um relacionamento com ele, de modo que a palha em nossas vidas seja consumida e nos tornemos santos e puros diante dele. O fogo de Deus não faz mal a seus filhos - ele limpa, purifica e liberta os nossos espíritos, mentes e corações. Devemos desejar este fogo!
No Novo Testamento, o altar pode servir como um retrato de nosso compromisso com o Senhor. Como crentes em Jesus Cristo, somos chamados a oferecer nossos corpos como um "sacrifício vivo" [Rm 12:1] rodeados pelo dom divino: o fogo inextinguível do Espírito Santo.
Em [At.2:3] o fogo também está associado com o Espírito Santo. Quando os discípulos estavam orando no Cenáculo em Jerusalém depois da ascensão de Jesus, eles receberam o dom do Espírito Santo que parecia línguas de fogo repartidas sobre suas cabeças. Este "fogo" repousou sobre eles, e transformou suas vidas para sempre.
O Espírito Santo cria a paixão de Deus em nossos corações. Depois que os dois discípulos viajantes no caminho para Emaús conversaram com o Jesus ressurrecto, eles descreveram seus corações como "ardendo dentro de nós" [Lc 24:13-35]. Somente depois que os discípulos receberam o Espírito em Pentecostes passaram a ter uma paixão que dura uma vida que os impeliu a proclamar a Palavra de Deus com ousadia e intrepidez.
O intuito deste texto é reaquecer nosso coração. Alimentar a chama que já existe dentro de nós mas que pode estar se apagando por diversos motivos e fazendo com que nossas vidas não queimem por Jesus.
Acredito que, conforme nossa caminhada se estenda, a única forma de nos mantermos vivos e perseverantes será alimentar a chama em nosso coração.
A paixão por Jesus deve mover a nossa rotina, os nossos pensamentos e atitudes devem passar pelo fogo e purificar nossa mente e coração, para que nós possamos queimar de amor e que isso seja testemunho para aqueles que estão ao nosso redor. Deixe-se ser tratado, o fogo machuca porém trata!
A chama deve ser alimentada, deve-se permanecer acesa em nosso coração a fim de que não somente sobrevivamos mas vivamos a vida abundante que Cristo nos prometeu.
Reflita em sua primeira experiência com Ele e tente relembrar aqueles sentimentos que você sentiu, reflita sobre o que queima hoje em seu coração.
Por muitas vezes questionei ao Senhor pois não achava lógica pelo o que meu coração queimava, porém decidi obedecer e deixar a vontade e o tempo de Deus gerenciar esses questionamentos e dúvidas, porém no momento certo tudo aquilo que meu coração queimava foi revelado através do fogo do espirito santo e hoje posso dizer que valeu a pena obedecer e aguardar em seus braços.
Você pode estar nesse momento de questionamento e até mesmo não acreditando que isso que queime em seu coração é algo da parte de Deus, porém antes de desistir, persevere, deixe-se passar pelo fogo do tratamento de Deus, pois no final permanecerá somente aquilo pelo que Ele criou você para fazer.
Temos funções especificas na terra e dons, talentos e preciosidades que foram colocadas em nós para um propósito maior, mas que muitas vezes não entendemos. Porém, abdique um pouco da sua vontade e deixe Deus trabalhar em seu coração.
Em [Hb 2:3] diz: "Pois a visão aguarda um tempo designado, ela fala do fim e não falhará. Ainda que demore, espere-a, porque ela certamente virá e não se atrasará"
Permaneça, confie, aguarde e queime por Jesus! Ele é a nossa rocha eterna, a nossa mais profunda e verdadeira esperança! Permita-se queimar!
Que possamos fazer como John Wesley que respondeu quando lhe perguntaram como ele atraía as multidões : “Eu me coloco em chamas, e o povo vem para me ver queimar”
Deus abençoe a todos!