top of page

Imagem & Semelhança



Alguns dias atrás, eu e Alessandra encontramos um amigo de escola que não víamos há muito tempo e no momento que ele nos viu disse uma frase que me deixou intrigado. Ele falou: “Nossa! Como vocês estão parecidos!” E durante aquela semana minha cabeça só pensava nisso, e eu me questionava o porquê dele ter falado aquilo. O que ele viu em nós para dizer que estávamos parecidos?


Pesquisei para ver se existia algum estudo científico sobre isso e realmente existia! Psicólogos da Universidade de Michigan fizeram um estudo para analisar esse fenômeno. Eles analisaram fotos de casais recém-casados e de 25 anos depois do casamento e o resultado mostrou que eles ficaram “parecidos” com o passar do tempo e, quanto mais feliz o casal dizia que era no relacionamento, mais eles eram parecidos fisicamente.


A conclusão da pesquisa dizia que na verdade é que não ficamos com o rosto parecido com o do nosso amado(a), mas temos uma tendência a imitar expressões faciais e o jeito de quem gostamos. Na verdade, o que acontece é que são as semelhanças, e não as diferenças, que fazem com que o relacionamento dê certo e gere esse tipo de fenômeno.


Em [Gn 1:26-27] vemos como Deus nos criou. A palavra diz: “Então disse Deus: façamos o homem à nossa imagem e semelhança”


A primeira vez que li essa palavra, logo quando me converti, tive um pouco de dificuldade de entender o que ela estava querendo me dizer realmente.


Semelhante é definido como ser da mesma forma, gêmeos são semelhantes mas não são iguais, vieram da mesma forma porém possuem suas peculiaridades.


Quando olhamos para o espelho vemos a nossa imagem.A luz que incide refrata e conseguimos enxergar a nossa imagem nele. A nossa essência é a essência de Cristo. Adão espelhou a vida de Deus, ao ponto de ter sido criado em perfeita saúde e não ser sujeito à morte.


Moralmente, o homem foi criado em justiça e perfeita inocência, um reflexo da santidade de Deus. Deus viu tudo que tinha feito e viu que era bom . Ao criar o homem Deus viu que era “muito bom” [Gn 1:31].


Verificamos que até mesmo a nossa consciência, é um vestígio daquele estado original. Todas as vezes que alguém volta atrás em relação ao mal, busca o bom comportamento ou se sente culpado, esse alguém está confirmando o fato de que somos feitos à própria imagem de Deus.


Parte de sermos feitos à imagem de Deus significa que Adão tinha a capacidade de tomar decisões livres. Apesar de ter sido dada a ele uma natureza reta, Adão fez uma má escolha diante de tudo que ele poderia ter vivido no Éden. E como consequência, Adão manchou a sua imagem, e passou adiante esta semelhança danificada a todos os seus filhos, incluindo a nós [Rm 5:12]. Hoje, ainda trazemos conosco a imagem de Deus, mas também trazemos as cicatrizes do pecado. Mentalmente, moralmente, socialmente e fisicamente, mostramos os efeitos.


Quando olhamos pra humanidade hoje vemos um reflexo em que nada se parece com a imagem de Deus. Vemos pessoas egoístas, vaidosas, indiferentes, insensíveis, frias, vingativas e que maquinam o mal.


E podemos nos perguntar onde esta aquela imagem e semelhança na qual fomos criados? Nós não conseguimos enxergar nossa imagem em um espelho onde não existe nenhuma luz ajudando a formar esta imagem. Assim também é a nossa imagem original. Quando não temos a luz de Cristo em nós nossa imagem não é refletida como foi criada para refletir.


Hoje em dia nós somos muito julgados pela nossa imagem.Somos vistos pelo que temos e não pelo que somos e é muito difícil você criar uma boa imagem, porém é muito fácil desconstruí-la.


Quando me converti a pessoa que me apresentou ao Senhor era uma referência pra mim. Jefferson, meu amigo do pré-vestibular, possuía uma imagem muito boa! Era amoroso com todos, um bom filho, um bom amigo, bom ouvinte e excelente aluno. Portanto, não fui conquistado pelo amor de Jesus somente através do discurso “Jesus te ama”... A imagem que ele passava era que realmente vivia aquilo que pregava.


Nesse momento o que me atraiu para o amor de Deus foi ver neste amigo o quanto ele amava essa Pessoa que eu ainda não conhecia e como Jesus refletia de maneira visível na vida dele, sendo demonstrado isso através de ações e não de palavras somente.


O relacionamento que temos com Cristo hoje irá definir a imagem que teremos no futuro. Ela irá refletir em como somos vistos pelos que estão ao nosso redor. Eu acredito em um evangelho como está escrito em [I Co 4:20] um evangelho que demonstra poder, atitudes que revelam o reino do Senhor na terra.


Portanto, devemos sempre fazer o exercício da auto análise.Como somos vistos pelo nosso próximo e como essa imagem reflete e influência àqueles que queremos alcançar com a mensagem da salvação. Que as nossas atitudes baseadas nas atitudes de Cristo sejam aptas a recuperar a imagem que Ele criou em nós.


Um testemunho verdadeiro e uma experiência real com Cristo nos ajudarão a influenciarmos as gerações sobre quem Cristo é, pois se eles verem realmente a imagem Dele em nós crerão que o filho esta em nós e nós Nele [1 Jo 2:6].


Que nós possamos voltar nossos olhos para aquele que é "o resplendor da glória do Pai" e "a imagem do Deus invisível" [Hb 1.3; Cl 1.15].


Deus abençoe vocês!




bottom of page