top of page

Uma noiva adornada



Quando pensamos em casamento, temos em mente muitos costumes que envolvem essa tradição e que não se restringe somente a união entre homem e mulher. Alguns desses costumes já foram deixados de lado mas alguns ainda permanecem até hoje.


Alguns costumes que gostaria de expor e que compõem a meditação na mensagem de hoje, são:



  1. Compromisso – O casal se comprometia a se unir em matrimônio e isso era acordado entre as famílias para que esse compromisso fosse válido até o dia do casamento;

  2. Presentes / Dotes - Dotes eram dados à noiva e à sua família pelo noivo. Esta prática é semelhante ao pagamento do dote em alguns países até os dias de hoje. Por exemplo, Jacó quando serviu seu sogro durante sete anos para poder casar-se com Raquel.

  3. Tempo de espera - A fase entre o compromisso e a data do casamento, era marcada pelo tempo de pureza da noiva, onde ela estava guardada somente para o noivo até o dia final.

  4. Bodas - Começava quando o noivo chegava à casa da noiva para levá-la para sua casa. A noiva esperava a chegada dele, usando roupas e jóias especiais, e era acompanhada pelas donzelas e por outros convidados. Esta festa das bodas tipicamente durava uma semana.


Mas a idéia deste texto não é explicar como eram os casamentos antigamente e como são hoje, o foco deste texto é pensarmos como noiva!


Nós a partir do momento que confessamos Cristo como nosso salvador, selamos um compromisso com Ele, porém não quer dizer que conheçamos o noivo em todos os seus detalhes.


A partir desse encontro com nosso amado, se inicia uma jornada de compromisso através da paixão que foi gerada em nosso coração pela presença Dele em nossas vidas e a partir disso nos relacionamos com Ele em intimidade e amor.


Quando nós, igreja, nos colocamos como a noiva de Cristo temos que ter em mente nosso papel diante dessa linda união com Ele e a partir disso podemos nos questionar como estamos nos preparando para o retorno do nosso noivo.


A primeira vinda de Jesus, foi para nos comprar! Assim como antigamente eram apresentados dotes para as famílias, Cristo nos comprou com algo que Ele tinha de maior valor que era sua própria vida, seu próprio sangue! [Tito 2:14]


Além do compromisso que já fizemos com o noivo e sabendo da importância do preço que pagou pela sua noiva, nos vemos no estágio do tempo de espera, que é exatamente o momento atual de nossa igreja.


Diferente das noivas que sabem a data do seu casamento, nós como noiva de Cristo sabemos somente que Ele virá mas não sabemos quando, e neste ponto que gostaria que nos alertássemos, pois além de estarmos preparados como noiva adornada precisamos estar vigilantes sobre a sua volta.


A parábola das 10 virgens exemplifica muito bem esse pensamento. Ler [Mateus 25:1-14]


Este tempo de espera está ligado também a como estamos preparados para receber o noivo.


Em [Apocalipse 21:2] temos a descrição de uma noiva adornada; os adornos eram tudo aquilo que poderiam enfeitar e complementar toda a beleza da noiva, hoje em dia poderíamos pensar nas joias, vestidos, sapatos, véus, maquiagem, tudo que pudesse compor a sua beleza.


Mas diferente de como é definida a beleza da noiva, a noiva de cristo é bela pois a beleza que ela possui vem do noivo! Ler [Ezequiel 16:14]


Sabemos que estes adornos não são somente adornos externos, como mencionados mas sim adornos internos onde somente o verdadeiro noivo conhece e identifica em sua noiva. A noiva de Cristo deve estar preparada internamente para receber o seu noivo, uma beleza que não é vista pelos convidados da festa (de forma externa) mas vista internamente através de suas ações.


Cristo quando foi para os braços do pai, não nos deixou órfãos, mas nos deixou o consolador [João 14:26] e este consolador é que nos ajuda a nos ataviarmos para recebermos o noivo, assim como a madrinha ajuda a noiva para sua preparação para o dia do casamento.


Pensando em nós como igreja e noiva de Cristo, como poderíamos estar adornados através do auxílio do espirito santo?


Uma noiva adornada é alimentada pelo fruto do espirito, e todo o seu interior é saudável! [Gálatas 5:22-23]


E por fim mas não menos importante, as bodas!


Quando somos convidados para um casamento temos que dar muito valor ao convite, pois os noivos arcam com um valor bem alto para estarmos nesta festa e devemos nos sentir honrados e fazer parte desse momento.


Porém sabemos que uma boda somente se inicia quando a noiva chega mas também o que seria uma festa sem convidados?


Em [Mateus 24:14] diz que o fim só acontecerá, e podemos ler isso como a segunda volta de Cristo O noivo, quando o evangelho for pregado a todas as nações!


Portanto a noiva não tem um papel somente de se adornar e esperar pela volta do noivo, existe uma missão a ser cumprida pela noiva que é de apresentar o noivo a todas as nações para que esses convidados possam sentar-se a mesa em um banquete que já esta preparado para eles!


Em [Apocalipse 19:7-9] diz que ‘’Felizes são os convidados para o banquete do casamento do cordeiro”.


Vamos convidar o máximo de pessoas para esta linda cerimônia que acontecerá entre nós e o senhor, Ele nos aguarda, preparados e limpos de coração para sermos recebidos na nova Jerusalém! Ler [Apocalipse 21:1-27]


Deus abençoe a todos vocês!




bottom of page