top of page

Guiados pelo Espírito Santo



Nós fazemos muitos planos. Dizemos que vamos trabalhar em determinado lugar, ou , ainda, que iremos em tal dia a um local específico.


Planejamos nossos dias de acordo com nossas vontades e nossa percepção de futuro. Em lugar disso, deveríamos dizer: "Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo" [Tg. 4:15].


Outras vezes, os caminhos a serem seguidos parecem tão nebulosos que não sabemos o que fazer. Não sabemos para onde ir e não temos outra opção senão ter a fé de que Deus nos mostrará e nos direcionará o caminho.


Quando me formei, em um momento muito apaixonado de expressão de amor a Deus em minhas orações, fiz uma oração que creio ter sido totalmente guiada pelo Espirito Santo ao Senhor. Eu disse: "Pai! Se o Senhor desejar mudar o curso da minha vida profissional por causa de uma vida, eis-me aqui!"


Nunca imaginei que uma oração tivesse um preço tão alto e tanta eficácia também! Me formei em 2009 e, desde então, tenho ido para diversos lugares em minha vida profissional e, sem exceção, há sempre um propósito. Sempre encontro pelo menos uma vida que o Senhor quer expressar Seu amor de forma ainda mais intensa e trazer ainda mais para perto!


Nesta semana estava lembrando dos episódios de mudanças de rumos em minha vida e como somos guiados pelo Espírito de Deus para determinados lugares!


As mudanças de rumo em nossa vida não são por acaso. Mudanças de rumos ocorrem para evidenciar e forjar nosso caráter ou por propósitos específicos.


Em [Mt. 13:13-17] encontramos uma passagem linda em que Jesus é batizado por João Batista no rio Jordão. Diz a Palavra de Deus que, neste momento, o Espírito do Senhor desceu sobre Ele como pomba e ouviu-se do céu a voz do Pai a dizer : “Este é meu filho amado, em quem tenho meu prazer!”


Jesus, o filho de Deus, no momento do batismo, teve sua IDENTIDADE revelada. A Identidade de Filho de Deus.


Mas algo sempre me chamou atenção. Após tal revelação do Pai ao mundo da identidade de Cristo seria natural que ele iniciasse sua grande missão culminando com a consumação da vontade do Pai na cruz! É claro que Jesus estava pronto! Sua identidade foi evidenciada no batismo e sobre ele havia o selo do Espírito! Fiéis eram as Palavras do Pai ao seu respeito!


No entanto, não foi isso que ocorreu. Rumos diferentes da nossa lógica humana foram tomados. Em [Mt. 4:1] diz que Jesus foi levado pelo ESPÍRITO, ao deserto! Sim, pelo Espírito! E Jesus foi tentado pelo diabo. Mas no DESERTO Jesus sendo 100% Deus, mas também 100% homem, teve o seu CARÁTER evidenciado. Ele não se corrompeu, mas se manteve integro. E por fim, após a retirada de satanás da presença Dele, os anjos vieram e o serviram.


Na presença de DEUS nossa identidade é revelada. No DESERTO nosso CARÁTER é evidenciado.


Após a revelação da identidade e da manifestação de seu caráter, Jesus estava pronto para iniciar sua caminhada missionária nesta terra.


A Bíblia nos traz muitos exemplos de mudança de rumos!


Em [At.16:19] Paulo expulsa o demônio de uma mulher que dava lucro a seus senhores. Paulo e Silas estavam realizando a obra de Deus , a obra de evangelização. Eles estavam em missão e seus rumos foram mudados. Foram lançados à prisão. Mas havia propósito havia um carcereiro. Este e sua família foram salvos.


Em [Mc 5:21-43] vemos a história da filha de Jairo.


Jesus estava vindo de um momento de libertação de um gadareno. Havia passado de barco para outra banda quando um dos principais da sinagoga, Jairo, interpela Jesus e clama para que fosse impor suas mãos sobre sua filha que estava enferma.


Jesus está no caminho se dirigindo à casa de Jairo. No percurso ele pára porque uma mulher que padecia de fluxo de sangue há 12 anos havia lhe tocado e virtude saiu dele. Jesus indo para curar a menina , foi interrompido no caminho pela percepção de fé de alguém que ousou tocá-lo para ser curada. Jesus declara a salvação sobre a vida desta mulher.


Jesus retoma seus rumo para ida à casa de Jairo. A menina enferma morreu. Havia propósito de ressurreição. Jesus ordena : Talita cumi. E a menina volta à vida!


Os propósitos de libertação, de cura, de salvação , de ressurreição mudaram o curso da caminhada de Jesus na terra!



Lembro-me também de Felipe. Felipe, estava em missão em Samaria. Outros discípulos ouvindo as coisas acerca dele foram também para lá. E em [At 8:26] o anjo do Senhor falou a Felipe dizendo: Levanta-te e vai para a banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.”


Assim Felipe muda seus rumos, e vai. Eis que encontra um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace e este homem assentado ao carro lia o livro do profeta Isaías.o Espírito disse a Felipe : “Chega-te, ajunta-te a este carro” [At 8:2]. E Felipe lhe anunciou a Jesus Cristo! Mudanças de rumos ocorreram na vida de Felipe para que uma vida conhecesse a Jesus Cristo!


Muitas vezes você e eu não entendemos as mudanças de rumos em nossas vidas.

Mas permaneça na presença do Pai e traga a memória a reafirmação da sua identidade de Filho amado para que, quando você for levado pelo Espírito Santo ao deserto, o seu caráter também seja evidenciado e aprovado.


Se a vida mudar de rumo atente-se para o que Deus quer fazer! Pode ser que haja propósitos de libertação de gadarenos, curas pelo caminho, ressurreição de filhas de jairos, salvação de carcereiros, ou a anunciação de Jesus Cristo a quem Dele nunca ouviu falar!


"Porque todos que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." [Rm 8:14]


Deus te abençoe!




















bottom of page