Visão para 2017
2017 começou!
Novas metas foram traçadas, antigas metas foram resgatadas, um novo futuro, uma nova esperança nos espera... Como já ouvi muitas vezes: serão 365 novas maneiras de viver o nosso ano!
No final de todo ano, assim como muitos brasileiros, também traço minhas metas e tento alinhar a minha visão com a visão de Deus e sempre questiono: "O que você espera de mim neste ano, Senhor?"
No fim de minhas férias com Alessandra, estávamos em um passeio pelo Parque Tanguá em Curitiba e me deparei com uma cena em que não tinha presenciado ainda. Um casal tentava da forma mais detalhada possível descrever a arquitetura do lugar para uma amiga e, em um primeiro momento, pensei: "Nossa como eles são detalhistas, estão especificando cada detalhe daquela paisagem e os prédios ao redor do parque!" Mas então me dei conta de que a pessoa que estava recebendo toda aquela informação era deficiente visual.
A partir daquele momento Deus iniciou um processo em meu coração a respeito de VISÃO e hoje estou aqui relatando o que Ele tem me revelado.
Comecei a pensar que muitas vezes eu era como aquela deficiente visual, onde eu estava a frente de algo que não sabia o que era e nem como deveria agir diante do que me era apresentado pois com meus próprios olhos não conseguia enxergar.
A visão de Deus nos direciona! Em [2 Co 4:5] a palavra do Senhor nos diz que nós andamos por fé e não por vista. Porém, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem [Hb 11:1].
Parece um pouco louco e realmente é mas a verdade é que nós já deixamos de ter controle da nossa vida há muito tempo, quando tivemos o verdadeiro encontro com Cristo! Quando oramos o Pai nosso deixamos bem claro esta nossa nova forma de caminhar em fé: "Que seja feita a Tua vontade!" [Mt. 6:9]
Esta nova forma de caminhar e enxergar torna-se muito difícil se não entendemos nosso papel neste relacionamento com Cristo, mas quando entendemos a verdadeira relação de Pai e filho temos entendimento de Sua vontade sobre nós e, a partir disso, começamos a caminhar em uma visão alinhada com a Dele.
Percebemos que a grande segurança que tínhamos sobre nossa vida em andar pela nossa visão, nossos conceitos, nossas experiências começa a dar lugar a algo que parece incerto muitas vezes, pois não enxergamos mais com nossos olhos mas com os Dele.
Nossa visão é limitada e nós somos limitados diante de toda grandeza de Deus; em [Sl 144:4] diz que o homem é semelhante a um sopro, seus dias como a sombra que passa.
Mas então o que devemos fazer para termos uma nítida visão para nossa vida?
Acredito que o primeiro passo seja alinharmos nossa visão com a de Cristo.
Muitas vezes não enxergamos direito pois temos somente vislumbres ou vemos escuridão à nossa frente e nos habituamos com ela.
Se você perguntar para qualquer fotógrafo qual é o melhor aliado para uma bela fotografia ele vai dizer que é a Luz.
Bons fotógrafos aguardam o melhor momento do dia para registrar de maneira mais fiel aquilo que eles estão registrando com seus olhos. E porque seria diferente em outras situações? Para enxergarmos precisamos da Luz!
Em [Jo. 8:12] diz que: "Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida"
Em [Sl 119:105] diz que: "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para o meu caminho"
Este texto é muito interessante pois a lâmpada está diretamente ligada aos pés e não iluminando todo caminho. Quando leio este texto me vejo usando estes tênis com luzes de crianças e podendo enxergar somente o próximo passo e nunca todo o caminho pois a lâmpada se limita a iluminar somente os meus pés.
A minha caminhada começa a se limitar de passo a passo e não somente vislumbrando o ponto final. Em [Rm 1:17] diz que "Nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá de fé"
Assim deve ser nossa caminhada, um passo de cada vez, de fé em fé, seguindo o único caminho que é Cristo [Jo 14:6] e, quando não soubermos como prosseguir, que fiquemos parados aguardando a nova direção do Pai.
Um outro ponto primordial para um registro fotográfico é o foco. Uma foto desfocada realmente não é legal de ser admirada.
Nossa visão nem sempre está focada no lugar correto e aquilo que era mais importante de ser registrado fica fora de foco dando lugar a outra coisa que não era de real valor.
Devemos mudar nosso foco. Muitas vezes perguntamos: por quê? Quando na verdade deveríamos perguntar: para quê? Perguntamos: quando? Mas na verdade deveríamos perguntar: como? Essa mudança de foco fará diferença em quão bem sucedidos seremos em nossa caminhada.
O ano já começou, é verdade, nós já iniciamos nossa caminhada de fé, mas o que nos traz esperança é que se estamos no caminho errado ainda podemos retornar ao certo. Se estamos na escuridão, ainda podemos ver a luz que direciona o caminho e se perdermos o foco, ainda podemos ajustá-lo para enxergarmos melhor.
Se não sabemos ainda como ser guiados, que sejamos guiados pelo Espirito pois, afinal, já temos relacionamento de Pai e filho. Nossa identidade é de filho, conforme a palavra de [Rm 8:14] "Todos os que são guiados pelo Espirito de Deus são filhos de Deus.
Sendo assim, siga com um pensamento, que a sua visão deve estar focada na eternidade [2 Co 4:18], fixando nossos olhos não naquilo que podemos enxergar mas em tudo aquilo que é eterno!